Sempre que me perguntam porque Deus deixa acontecer coisas ruins com pessoas "inocentes"; costumo responder esta questão usando uma frase de Baruch Spinoza: “As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas só temos um conhecimento parcial e estamos na completa ignorância da ordem e da coerência da natureza como um todo. ”

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Apenas a Quem Posso Oferecer Meu Apoio


Créditos Atribuídos ao artista

Em Junho de 2015 publiquei um texto com o título: “Esclarecimentos", onde deixei explícito "Apenas quem poderiam me representar”.

Este texto foi motivado por observar vários “líderes” religiosos em igrejas, emissoras de televisão, rádios e no meio politico criando bancadas se intitulando “representantes dos evangélicos”.
Me incomodou muito, porque a maioria deles não se comportam como exemplos dignos e o número de evangélicos no Brasil vai muito além das congregações das quais estes “líderes” comandam, portanto não me representam.

Sou muito critico quando vejo um evangélico envolvido com política, a Bíblia nos diz que a quem muito é dado, também muito será requerido, Lucas 12:48. Quando um cristão decide por uma vida pública, seja ela na política ou nos cultos transmitidos nos meios de comunicações, as atenções são multiplicadas e mesmo sabendo que não nos cabe julgar, é inevitável que façam comparações e cobrem uma postura diferenciada. 
Apesar de sermos fracos, pecadores e sujeito a erros, como todas as pessoas, são falhas das quais precisamos evitar, lutar contra elas e nos santificar na presença de Deus.

Muitos destes “lideres” estão causando escândalos, infelizmente envolvendo o nome de Deus em suas tramoias e em seus pecados. Para nós que lemos a Bíblia entendemos que pessoas que agem desta forma já eram esperadas. 
Eles dizem conhecer a Deus, mas O negam com suas obras, é por isto que são abomináveis, desobedientes e reprovados, para toda a boa obra. Tito 1:16.

Na Epistola de Paulo já se percebia a “revolta” por atitudes como vemos hoje de alguns “lideres” evangélicos: “..É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganancia…” Tito 1:11

Como podemos perceber neste e em outros diversos trechos da Bíblia, nada disto é novidade, existem vários alertas para falsos profetas e enganadores, mas o que me deixa bastante chateado é quando as pessoas medem com a mesma régua a todos os evangélicos, como se todos fossemos enganadores.
Quando publiquei aquele texto não me dei por conta o peso da palavra “representar”, por este motivo decidi refazer mudando algumas palavras e consequentemente o sentido de afirmações.  

O novo título, como já puderam perceber acima,  será: “Apenas a Quem Posso Oferecer Meu Apoio”.

A Pastores e cristãos sérios que não declaram “guerra” contra a carne e o sangue, porque a bíblia diz para não o fazer. Leia em Efésio 6:12

A Pastores e cristãos sérios que tem como missão ir e pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15), sem o julgamento prévio sobre as pessoas, porque esta parte só cabe a Deus.

A Pastores e cristãos sérios que esperam a justiça em Deus, entendem que não adianta discussões, agressões físicas ou verbais diante de pessoas com pensamentos diferentes. Leia Isaías 51

A Pastores e cristãos sérios que não acreditam possuir o poder de converter, no máximo convencer, o que não é correto ou aconselhável. A Bíblia é clara ao dizer que:

·         Devemos semear (ou seja, ir e pregar o evangelho)
·         Devemos regar (ou seja, voltar aos lugares e pregar novamente, ou que outro o faça)
·         NÃO ter a ilusão de que são capazes de fazer crescer estas sementes (soberba)


O crescimento destas sementes que foram semeadas e regadas pelos homens, só Um tem o poder de fazer brotar e crescer e Este é Deus. Leia em I Cor. 3:6

A Pastores e cristãos sérios que não se ocupam com mentiras e fábulas ou mandamentos de homens para desviar as pessoas da verdade. Tito 1:14

Quem poderia receber meu apoio aqui na terra, são pastores e cristãos sérios que buscam o que há de vir (I Cor.2:9).  Mas só Um pode me representa diante do Pai, e este é Jesus,  leia João 14:6

Não são as pessoas nossos "inimigos” a serem abatidos, mas sim a pratica do mal em si e mesmo assim, não segundo o nosso entendimento, mas segundo o entendimento de Deus.

A indignação, o posicionamento contrário, a não aceitação de algo que vá contra suas crenças conforme as leis de Deus, são atitudes louváveis, mas nada disto justifica a ignorância em tomar medidas austeras ou que ferem a liberdade alheia. Leia I Cor. 6:12

Conta-se que, certa vez, uma sociedade Missionária Africana, escreveu para Davd Livinstone que estava no coração da África evangelizando, perguntando: “Você encontrou boas estrada aí no lugar onde está?
Em caso afirmativo enviaremos outros missionários para estarem ao seu lado”.
Livingstone respondeu: “Se vocês tiverem homens que só virão se houver boas estradas, então eu não os quero aqui”.

O mundo em que vivemos não é um lugar só de boas estradas, esta mensagem serve para qualquer um, cristão ou não. Na vida temos altos e baixos, pessoas de pensamentos iguais aos teus e também que pensam diferente de você.
Estradas sinuosas com situações que não esperamos sempre haverá, mas a grande diferença para aquele que tem fé é se perguntar, queremos fazer este percurso sozinhos ou com Deus?

Algo que precisamos ter em mente é que, a missão de pastores e cristãos sérios, não é endireitar este mundo, não temos este poder e não é aqui que precisamos concentrar nossos esforços, mas sim nas pessoas. É este o propósito da evangelização. Neste mundo precisamos nos preservar (Marcos 8:36), semear e regar para algo muito maior, para o que há de vir. Leia I Cor. 2:9

Lembrem-se pastores e cristãos sérios, devemos amar o pecador, mas não o pecado, da mesma forma que devemos combater o pecado e orar pelos pecadores, começando por nós. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Marcos 8:36
Neste momento devemos lembrar sempre da posição que tomou Jesus diante da mulher que estava sendo apedrejada.  Leia João 8: de 1 a 10.

E como podemos combater o pecado?
Não com palavras de ordem, não através de criticas e debates que não levarão a lugar algum. Devemos fazer isto através das "sementes" que são jogadas e "regadas", o crescimento já sabemos bem Quem O fará.

Quem jamais irão receber meu apoio:

Pastores e cristãos que agem como falsos profetas (Mateus 24:11). Estes que tentam criar aqui na terra o seu reino, buscando riquezas, poder através de cargos políticos ou da mídia. Que buscam reconhecimento, plantando e colhendo suas falsas sementes onde eles próprios são seus deuses. "Lideres" que induzem pessoas para seus próprios mandamentos as afastando da verdade de Deus.
Para estes sim, é importante o confronto direto, brigas, discussões, combates corporais e ideológicos.

Como saber discernir quem é um e quem é o outro?


Fácil: "...E Jesus, respondendo, disse-lhe: Por ventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras e nem o poder de Deus?"  Marcos 12:24

José Luiz de Paiva

Um comentário:

  1. Texto maravilhoso! Nos leva a uma profunda reflexão sobre... O fazer a nossa parte, da melhor maneira possível, sem pretensão de colheitas. Precisamos compreender, que somos trabalhadores auxiliando nas tarefas e que Deus está no comando e não devemos querer fazer a parte que só cabe ao criador do universo, nosso pai maior. ROSE KODAMA

    ResponderExcluir