Sempre que me perguntam porque Deus deixa acontecer coisas ruins com pessoas "inocentes"; costumo responder esta questão usando uma frase de Baruch Spinoza: “As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas só temos um conhecimento parcial e estamos na completa ignorância da ordem e da coerência da natureza como um todo. ”

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Medo da Luz


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão

Os diálogos filosóficos de Platão não fazem parte do meu dia e, também, não creio que esta frase tenha sido escrita com a interpretação que faremos neste texto.

Quando li esta frase, não procurei buscar o seu contexto, logo me veio em mente usa-la para escrever sobre um assunto do qual se encaixa perfeitamente. 
Sentimos medo, não apenas do desconhecido, mas, também, de situações que não compreendemos e que nos deixam vulneráveis.

Quando temos medo do escuro?
Em uma analise literal, este medo surge logo na infância,  alguns especialista dizem que as crianças tem medo do escuro porque grande parte do seu dia vivem em mundo fantasiosos com dragões, fantasmas, dinossauros, vilões...etc.
Quando a tarde cai e a noite chega, sentem dificuldade de se desligar de todas estas fantasias, a escuridão traz todos estes pensamentos e acabam por provocar o medo. 

Dizem eles: "Até mesmo coisas familiares que nunca foram assustadoras antes, tais como o seu quarto, de repente podem parecer tenebrosas, quando sobrepostas com o pano de fundo inventivo que a criança desenvolveu ao longo do dia inteiro."

A mente das crianças são como um campo vasto e fértil, prontos para iniciar a plantação e cultivar uma grande lavoura, nesta fase o medo do escuro é perdoável, durante seu desenvolvimento este medo sofre a tendência de ser ir perdendo a força. 

Quando temos medo da Luz?
Para responder esta pergunta não podemos compreende-la da mesma forma que a pergunta anterior, em uma analise literal. 

Quando mandei o esboço deste texto com a ideia do que gostaria de escrever, o pastor e irmão Cândido, fez um comentário muito pertinente sobre isto:
"Os homens têm medo da luz. Isto deve-se a vários factores, entre os quais a vulnerabilidade individual que é exposta à luz, e que ninguém gosta. 

Outro factor é a pureza da clarificação que a luz nos dá e que pode fazer-nos sentir impotentes em relação a certas matérias.."  De fato, é como se a "luz" nos deixassem transparentes, expostos a tudo e a todos.

A interpretação que gostaria de dar a esta frase tem como ponto central a Luz de Deus.
Jesus dizia ser a Luz do mundo, vemos isto em João 8:12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
Muito antes disto, no livro dos Salmos, os salmistas se referiam a Deus como Luz: “…pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.” Salmo 36:9
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" . Salmo 119:105 

Sentimos medo desta "Luz", por que a partir dela conseguimos enxergar toda a nossa dependência e fragilidade, com isto estaríamos ligados a Ela "apenas" por nossa fé. 
Quando sentimos medo de algo, logo pensamos em algumas situações, fugir, ignorar ou enfrentar, em todas esta alternativas o medo irá nos acompanhar, mas apenas quando escolhemos enfrentar, poderemos ter a certeza de que algo maravilhoso nos espera no final. Apesar disto, não podemos garantir que ficaremos livres de dificuldades, dores e o próprio medo. "...no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, Eu venci o mundo.." João 13:33 

Jesus venceu o mundo, mas e nós?
É fato que enfrentaremos problemas e muitos deles não vamos conseguir enxergar claramente uma saída, sentimos medos, somos inseguros quando a tudo que foge do nosso entendimento, ou que aparentemente não está ao alcance de nossas atitudes.
São diversas situações que nos deixam assim e por mais que estejamos engajados em uma igreja, manifestando nossa devoção a Deus, não estamos livres de situações difíceis das quais revelarão a nossa fraqueza.
Algumas pessoas quando passam por problemas graves, principalmente de saúde envolvendo familiares próximos, começam a questionar e, infelizmente, é comum alguns se  afastarem da igreja e duvidar do poder  Deus.
Estas atitudes não podem ser julgadas por nós, a dor que carregamos tem um poder diferente em cada pessoa e o poder de resistir a ela também. 

Felizmente Deus não nos deixa sem respostas e nestes momentos não podemos recusar um convite tão confortante como este:

Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.” Mateus 11: 28 a 30


Não precisamos "vencer o mundo", ele já foi devidamente derrotado por Jesus ao nosso favor e neste momento tão glorioso Ele ainda nos prometeu muito mais: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:1-6
Nada disto é possível sem a fé.

O que é a fé?
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho."  Hebreus 11: 1,2

Quando lemos a Palavra de Deus, conseguimos enxergar nos povos antigos não apenas a coragem, mas, também, todo o medo de carregavam. Se algo os vaziam continuar era justamente a fé em Deus, a certeza que carregava no coração que poderia realizar uma obra maior do que eles mesmos, simplesmente porque acreditavam no poder infinito do Senhor. 
Eles não comparavam o tamanho do problema com a capacidade que tinham para resolver, mas sabiam que por maior que fosse a dificuldade não estavam sozinhos, Deus era maior. 
Hoje podemos ter esta mesma certeza dentro de nós, mesmo convivendo no meio de tantas dúvidas.

Um homem pode ter medo da luz?
Diria que sim, mas é muito bom que tenhamos, o medo nos ajuda a entender onde estão nossos limites, mas precisamos ter cuidado, este medo não pode ser maior que a nossa fé. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário