Sempre que me perguntam porque Deus deixa acontecer coisas ruins com pessoas "inocentes"; costumo responder esta questão usando uma frase de Baruch Spinoza: “As coisas nos parecem absurdas ou más porque delas só temos um conhecimento parcial e estamos na completa ignorância da ordem e da coerência da natureza como um todo. ”

domingo, 3 de setembro de 2017

Igreja Corpo de Cristo


"Se Deus tirasse o Espírito Santo deste mundo, boa parte daquilo que a igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença” - A. W. Tozer

Afirmações como esta, objectivas, podem chocar quando acreditamos nesta instituição.
Sempre que ouvimos ou lemos algo que contradiz aquilo em que acreditamos, a primeira reação é ignorar por completo qualquer explicação que possa vir a seguir, mas acredito que somos capazes de uma analise no campo das suposições que acrescentariam muito nas nossas argumentações futuras.

Vamos supor que esta situação aconteça de fato, como saberíamos se hoje muitos preferem manter suas bíblias fechadas e acreditar cegamente em um "líder" religioso?

Se dependemos do Espírito Santo de Deus para nossa vida espiritual, por que ignoramos tanto as Escrituras Sagradas que é a Palavra Viva de Deus?


Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.” Apocalipse 22:18,19

Não precisamos fazer uma analise profunda para ver que isto acontece com frequência,quando não tiram ou acrescentam coisas, é comum ver pessoas isolando frases fora do contexto e formando suas opiniões.
Todas citações bíblicas que usamos para reforçar nossas posições diante de qualquer assunto, precisam ser pesquisadas por aqueles que estão lendo, perceber se realmente quer dizer aquilo que foi proposto pelo autor.
 
 
Para que servem as igrejas?

Antes de responder a esta questão, devemos entender e separar a igreja como Corpo de Cristo e a "igreja", como constituição humana.

A igreja como o Copo de Cristo reúne todos aqueles que O aceitaram de fato e de verdade, não apenas um “conceito de Deus”. Aqueles que confessaram seus pecados e entendem sua condição de pecador e como consequência, dependentes de Sua Graça e Misericórdia; aqueles que acreditam no sacrifício de Jesus por nós, renascendo e vencendo a morte, portanto, nosso Único e suficiente Salvador.
Infelizmente o que mais vemos hoje são pessoas fazendo exatamente o contrário, buscando sua redenção em lugares que ao invés de curar sua feridas, apenas anestesiam o lugar afectado, mas se esquecem que esta situação é temporária e logo suas dores voltarão.
Romanos 12:4-5
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

Voltando para a nossa pergunta, as igrejas são construções humanas  que servem para reuniões de "templos do Espírito Santo", que somos nós.”. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.”
   1 Coríntios 6:19,20

 
Quando nos reunimos estamos lá para comunhão, nos juntamos em orações, para que nos fortaleçamos na presença do Senhor. O líder religioso é alguém do qual recebemos a Palavra, analisamos se está conforme as Escrituras (Bíblia) e só então trazemos para nossas vidas.


Simplifiquei ao máximo, n
ão fugindo ao propósito deste espaço “Pensamento Livre", o que teólogos diriam em várias páginas de reflexões, trechos bíblicos e argumentos repletos de palavras difíceis para chegar a esta conclusão. Sem qualquer desmerecimento, acredito que existem públicos para todas as leituras. Para aqueles que querem mais detalhes sobre este assunto, John MacArthur em seu livro: Ministério Pastoral mostra a importância da igreja:
1. A Igreja é a única instituição que nosso Senhor prometeu edificar e abençoar (Mt. 16.18).
2. A Igreja é o lugar de reunião dos verdadeiros adoradores (Fp 3.3).
3. A Igreja é a assembleia mais preciosa sobre a terra, uma vez que Cristo a adquiriu com seu próprio sangue (At 20.28; l Co 6.19; Ef 5.25; Cl 1.20; l Pe 1.18; Ap 1.5).
4. A Igreja é a expressão terrena da realidade celestial (Mt 6.10; 18.18).
5. A Igreja por fim triunfará, tanto no âmbito universal como no local (Mt 16.18; Fp 1.6).
6. A Igreja é a esfera de comunhão espiritual (Hb 10.22-25; IJo 1.3; 6,7).
7. A Igreja é quem proclama e protege a verdade divina (l Tm 3.15; Tt 2.1,15).
8. A Igreja é o lugar principal de edificação e crescimento espiritual (At 20.32; Ef 4.11-16; 2 Tm 3.16,17; l Pé 2.1,2; 2 Pe 3.18).
9. A Igreja é a plataforma de lançamento para a evangelização do mundo (Mc16.15; Tt 2.11).
10. A Igreja é o ambiente em que se desenvolve e amadurece uma liderança espiritual forte (2 Tm 2.2).

Fugindo do Propósito
É inútil tentar numerar as igrejas que fogem destes propósitos, que são abertas com intuito de enganar seus seguidores, mas acreditem, Deus não habita em templos feito por mãos humanas, sejam elas quais forem:  "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;.." Atos 17:24

Nós somos o templo do Espírito Santo, as igrejas servem para vivermos esta comunhão, não apenas para entretenimento ou como um lugar para cumprir suas obrigações semanais. “..Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:20


Apesar das palavras parecerem pesadas, não entendam como uma crítica, talvez uma observação sobre algo que fazemos automaticamente, como se tivéssemos nos protegendo de ameaças do lado de fora das pareces dos templos religiosos.

Obras Sociais
Muitas igrejas se preocupam com obras sociais, um dos papeis das igrejas é se preocupar com sua comunidade. Somos tão criticados por dizimar e ofertar, mas jamais podemos esquecer que todo trabalho sério precisa ser valorizado, quando generalizamos as igrejas como se todas fossem obras de aproveitadores, estamos prejudicando directamente muitas pessoas que são ajudadas por aquelas outras que trabalham de forma séria cumprindo seu papel.
Temos um péssimo habito de comparar e igualar as situações sempre com o pior quadro possível, se dez igrejas cometem barbaridades  e exploram seus fieis, é como se as outras milhares espalhadas por todo pais fossem iguais a elas. Assim fazemos com tudo. 
Temos materiais suficientes para saber quando estamos sendo explorados ou quando estamos participando de uma obra verdadeira, basta analisar os fatos e se interessar por isto.

Verdades Encobertas X Mentiras Evidenciadas
Infelizmente a verdade é pouco explorada por algumas pessoas, se valem mais de boatos ou situações negativas para formar seu julgamento. 
A alguns anos atrás no Brasil boatos inventados sobre acontecimentos em uma escola infantil, acusando os proprietários de pedófilos, levou a ruína quatro pessoas inocentes.
Sem qualquer chance de defesa, julgados e condenados por toda imprensa e opiniões de populares, que inclusive depredaram toda instituição de ensino, levando ao fechamento da escola. 
Tempos depois esta mentira não se manteve, a verdade apareceu, mas era tarde demais para salvar aquele lugar. Este caso teve uma repercussão muito grande na cidade de São Paulo, veja um trecho da reportagem feita tempos depois: 
“..Na esfera jurídica, entretanto, a história tomou outros rumos. As acusações logo ruíram e todos os indícios foram apontados como inverídicos e infundados. Mas era tarde demais para os quatros inocentados. A escola, que já havia sido depredada pela população revoltada, teve que fechar as portas.
Hoje, acumuladas quase duas décadas de reflexão e autocrítica, a mídia ainda não conseguiu digerir o ocorrido e o caso da Escola Base acabou se tornando o calcanhar de Aquiles da imprensa brasileira — é objeto constante de estudo nas faculdades de jornalismo — e motivo de diversas ações judiciais provocadas pelos diretores da escola…” (Fonte: Referencia no final do texto)

Como pai de duas meninas, fazendo um exercício de empatia, me colocando no lugar daqueles pais, não posso afirmar que deixaria minhas filhas continuarem ali, mas certamente não depredaria a escola, aguardaria os fatos serem esclarecidos para tomar uma decisão. 

Ninguém se preocupou em saber se de fato eram verdadeiras as acusações, na duvida escolheram o pior quadro possível e em cima disto tomaram suas decisões. Tempos depois, quando a verdade veio a tona, era tarde demais, os estragos eram irreversíveis. A velha máxima "..inocente até que se prove o contrário", como tantas outras questões, chegamos uma inversão de valores.
A pergunta retórica que precisamos fazer é: Quem se beneficia com isto?


Nossa Língua
Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Tiago 3: 3 à 8

Não se faz necessário acrescentar mais nada sobre a língua e o cuidado que precisamos ter em doma-la.

Agindo com Justiça
Acredito que muitos já ouviram dizer que toda história tem dois lados, a verdade que só um deles conta o que de fato é verdadeiro. 
Quando estamos do lado "mentiroso" da história, não necessariamente, fazemos isto deliberadamente, as vezes somos iludidos por um "conto de fadas" do qual se encaixa perfeitamente com tudo que achamos precisar, é exactamente por isto que desprezamos o outro lado.
Assim como todos os "contos de fadas", este também chega ao fim, mas diferente deles, o seu final não é nada feliz. Quando ele acaba ficamos perdidos sem qualquer base para reagir, por isto a importância de firmarmos nossas  vidas em algo realmente verdadeiro. 
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.”  Mateus 7:24

As igrejas podem "vender" contos de fadas, como também te ensinar a construir sua casa sobre a rocha,  mas esta direção só saberemos se o Espírito Santo de Deus for o nosso guia, para isto é fundamental compreender a necessidade de buscar em Espírito e em Verdade, comparando em sua Palavra (Bíblia) tudo aquilo que nos é transmitido.

 

 José Luiz de Paiva

Fonte sobre o texto mencionado: AQUI



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário